Você sabe qual a diferença entre Eau de Parfum, Toilette e Cologne?

Você já ficou confuso ao ver na descrição de um perfume as classificações  eau de toilette, eau de parfum e eau de cologne? E já se perguntou que diferença faz a nomenclatura do tipo de composto na qualidade do perfume e na fixação ?

Com este artigo esperamos que essas dúvidas na hora de comprar um perfume não te assombrem mais.

Estas definições de EdT, EdC, EdP, que são os “formatos” mais populares atualmente, no universo das fragrâncias, são apenas nomes para definir taxas de concentração do composto principal, o perfume em si, num solvente . Assim, sabemos qual a concentração  de perfume puro foi dissolvido nesta solução.

Em relação à qualidade, as nomenclaturas não fazem diferença alguma.  O que importa sempre é a qualidade dos óleos essenciais usados para fazer o perfume.  Esta alquimia é decidida pelo nez, ou “nariz”, como são chamados os perfumistas, e o aroma e sofisticação de uma fragrância independem da quantidade destes elementos, e sim, do perfeito equilíbrio entre os aromas (notas e acordes).

É lógico que a concentração de extrato de perfume de uma fragrância vai alterar sua longevidade na pele. Isto acontece por causa da quantidade de compostos aromáticos oleosos. Entretanto, sem o álcool, a fragrância não se desenvolveria conforme conhecemos hoje.

Algumas curiosidades sobre estas concentrações:

Cada perfumaria tem liberdade para definir estas concentrações dentro destas faixas. Por isto, não raramente um EdT será mais concentrado que um EdP.

- Os Eau de Parfum (EdP) têm entre 10-20% de concentração, mais tipicamente 15%. Mais populares nos anos 80, estão perdendo força para os EdT, em nosso século acostumado com diversidade, e fácil acesso a odorizantes. (Geralmente são os que tem os preços mais altos).

- Os Eau de Toilette têm entre 5 a 15% de compostos aromáticos em sua composição, e atualmente se tornaram populares, inclusive alavancando o uso dos atomizadores e sprays.

- Os EdC, ou Eau de Cologne, são uma categoria  à parte, com regras de composição definidas.  Ainda assim, ultimamente perfumes mais refrescantes estão remodelando este conceito e adotando também a nomenclatura, por causa do teor de compostos aromáticos.

Hoje em dia são poucos perfumes vendidos sem válvulas spray, que podem permitir uma aplicação mais generosa. Perfumes puros usavam gotas, permitindo um controle maior da aplicação. Uma versão EdP e EdT de um perfume não precisam ter a mesma fragrância. Podem dividir poucos acordes em comum.


Os EdP masculinos são muito raros. Aliás, em alguns lugares são chamadas colônias, ou eau de cologne, mesmo sem serem.

Mas em nossas lojas você encontra perfumes masculinos eau de Parfum. 


Consegue adivinhar um perfume masculino que consta em nossa loja virtual e é eau de parfum?


Deixe uma resposta

Nota: HTML não é traduzido!
    Ruim           Excelente